Qual imagem de Cristo liberta um presidiário todo ano?
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Qual imagem de Cristo liberta um presidiário todo ano?
Redação - 2015/06/18

Uma imagem de nosso Salvador carregando a Cruz, venerada sob a invocação de Nuestro Padre Jesús El Rico, é levada em Nuestro Padre Jesús El Rico - Igreja de São Tiago - Málaga (Espanha).jpgprocissão na noite de Quarta-Feira Santa pelas ruas de Málaga, Espanha. Na Plaza del Obispo, o cortejo se detém e os carregadores depositam no solo o pesado andor. Ali está, ansioso, à espera da imagem, um recluso do Centro Penitenciário de Alhaurín de la Torre. Acionado por um engenhoso mecanismo, o braço de El Rico se ergue e traça no ar uma cruz, pela qual concede ao condenado o perdão da pena que lhe restava cumprir. E o feliz indultado une-se à procissão.

Qual a origem deste privilégio?

Ele remonta ao ano de 1759, quando uma terrível peste assolou a cidade de Málaga. Asilos e hospitais estavam abarrotados, tornando difíceis as tradicionais celebrações de Semana Santa. No cárcere da cidade, onde ainda não grassara a doença, os presidiários pediram autorização para carregar em procissão a imagem de Jesus Nazareno venerada no vizinho Convento de San Luis el Real.

Por temor a uma fuga, a permissão foi-lhes negada. Entretanto, os detentos se amotinaram, apoderaram-se da imagem de Jesús El Rico e a carregaram em triunfo pelas ruas da cidade. Devolveram-na depois ao convento e retornaram todos ao cárcere. Nenhum aproveitou a ocasião para fugir.

Comovido pela generosa ação desses presidiários, o rei Carlos III concedeu ao Doce Jesus o privilégio de libertar um preso toda Quarta-Feira Santa. E o costume até hoje se mantém. (Revista Arautos do Evangelho, Junho/2015, n. 162, pp. 37)

Votar Resultado 17  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria