Qual é a mais antiga academia científica do mundo?
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Qual é a mais antiga academia científica do mundo?
Redação - 2016/03/01
Pátio exterior da casina Pio IV, sede oficial da Pontifícia Academia das Ciências.jpg
Pátio exterior da casina Pio IV, sede oficial da Pontifícia Academia das Ciências

Em 1603, o jovem príncipe Federico Cesi fundou em Roma junto com três amigos a Accademia Lincea - Academia dos Linces. O nome foi adotado por possuir esse felino uma vista muito aguçada, atributo reputado necessário para penetrar nos segredos da natureza.

Nascia assim a primeira academia científica do mundo, cujos objetivos, porém, transcendiam o mero estudo científico, pois seus membros, de acordo com os estatutos, visavam melhor conhecer os elementos da natureza levando uma vida de honestidade e piedade. Declarava-se também neles que os trabalhos de pesquisa deviam ser precedidos de oração, em concreto do Ofício litúrgico da Beata Virgem Maria e do Saltério.

Sob os auspícios do Papa Clemente VIII a instituição se expandiu e adquiriu fama, servindo de modelo para instituições similares, como a Royal Society, fundada em 1662 em Londres, e a Académie des Sciences, erigida em Paris no ano 1666.

Depois do falecimento de Federico Cesi as atividades da academia entraram em declínio. Mas em 1847 o Papa Pio IX fez reviver a instituição com o nome de Pontificia Accademia dei Nuovi Lincei. E em 1936 Pio XI deu-lhe seu atual título: Pontificia Accademia delle Scienze - Academia  Pontifícia das Ciências. Além de uma longa história, a Academia Pontifícia das Ciências possui renome internacional. Setenta dos pesquisadores que conquistaram o Prêmio Nobel entre os anos 1902 e 2007, foram membros dessa academia. De 1972 a 1988, seu presidente foi o biólogo brasileiro Carlos Chagas.

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria