Os Frutos da Eucaristia
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Os Frutos da Eucaristia
Padre Rafael Ibarguren, EP - 2016/04/13

Em meditações anteriores abordamos o tema fascinante dos frutos da Eucaristia, ainda que não de forma exaustiva como abarcar algo tão inefável? No entanto, sobre o particular, se podem esquematizar noções básicas que poderão ser de proveito para as almas.

Falamos aqui não propriamente do mistério Eucarístico 'in genere' que é um assunto vastíssimo, mas especificamente dos Eucaristia..jpgfrutos da comunhão sacramental.

Receber a Jesus, Pão de Vida, é o objeto imediato da instituição do sacramento. "Tomai e comei", "tomai e bebei", "fazei isto me memória de mim": Tal é o mandato formal de Cristo na última ceia, antes de padecer e de morrer. É claro que comungar implica adorar; ambas coisas vão juntas.

O ensinamento da Igreja sobre os frutos da comunhão foi recolhido em diversos livros clássicos de orações e em manuais piedosos que, contrariamente ao que alguns pensam, não têm saído de moda... E isso, simplesmente, porque o alimento (o Redentor) e o comensal (qualquer redimido) são essencialmente os mesmos em todo tempo e lugar.

Meditemos, então, dez frutos ou benefícios da Comunhão:

1.- "Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele" (João, 6, 56). Este é o primeiro e melhor fruto da comunhão sacramental: identificar-se plenamente com Nosso Senhor Jesus Cristo, unir-se intimamente com Ele, ideal supremo do cristão.

2.- Sendo a Eucaristia o alimento específico da vida sobrenatural, precisamos nutrir-nos dela para perseverar e crescer nessa vida. Do contrário, a vida se desaparecerá e tenderá a morrer... Sem comida material, o corpo declina e morre; sem o alimento celestial a alma não vive sua filiação divina e se torna murcho.

3.- A comunhão recebida dignamente aparta do pecado e dá forças. Cristo entregou seu corpo e derramou seu sangue precisamente "para o perdão dos pecados", segundo reza a fórmula da consagração.

4.- O efeito da comunhão vai ainda mais além: apaga os pecados veniais (pensemos que se a água benta já os apaga quanto mais o Corpo de Cristo!) e é um antídoto contra o pecado mortal, preservando-nos de cometê-lo.

5.- O amor, como virtude teologal infundida no bautismo, é reavivado e feito fecundo com o alimento eucarístico que é, ainda, remédio. A comunhão exercita e faz operante a rainha das virtudes (a caridade) e todas as demais.

6.- A comunhão que nos une a Cristo, também nos incorpora plenamente ao corpo místico de Cristo que é a Igreja. "Te peço que todos sejam um. Pai, o mesmo que tu estás em mim e eu em ti que também eles estejam unidos a nós; deste modo, o mundo poderá crer que tu me enviou. Eu lhes dei a eles a glória que tu me deste a mim, de tal maneira que possam ser um, como somos nós" (João 17, 21-22.). "A Igreja vive da Eucaristia", é o título da encíclica eucarística de São João Paulo II.

7.- O pão eucarístico se parte, reparte e se comparte. E nestes gestos, os beneficiados são os pobres, os que o são de espírito e os carentes. Não é esse o significado do lavatório dos pés que precedeu à instituição da Eucaristia no Cenáculo? AConsagração Santa Missa..jpg comunhão nos impulsiona a ser serviçais com os mais necessitados.

8.- Que "todos sejam um" (João 17, 21) disse Jesus. Pelo vínculo com os demais na verdade e no amor fraterno se chega à unidade tão anelada. Enquanto os cristãos que não são católicos (que não vivem, portanto, a unidade e o amor pleno) não se unam entre si e com os católicos romanos, o desejo de Jesus seguirá pendente. Por isso é preciso oferecer comunhões, rezar e trabalhar para que todos os cristãos, possam celebrar sem divisão o único banquete.

9.- Mas para estar unidos, antes temos que reconciliar-nos. E como não se podem mesclar ecleticamente o mal e o bem, o mal deve reconhecer os direitos do bem e ceder diante dele. Temos que dissolver a discórdia, entrar em harmonia e estabelecer a paz. A comunhão é garantia e prenda da reconciliação, já que nos limpa do pecado, nos ajuda a crescer na graça e nos abre aos demais.

10.- Por fim, a comunhão é semente de eternidade, de vida gloriosa. Já nos tempos apostólicos dizia Santo Inácio de Antioquia que o pão eucarístico é "fármaco de imortalidade e antídoto para não morrer". Este é um dos mais consoladores ensinamentos do Evangelho: "o que come minha carne e bebe meu sangue tem Vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6, 54).

A vista destes benefícios, nada melhor que assiduidade à comunhão sacramental: alimento, medicina e escudo protetor; pão do céu que, como diz a oração, tem um sabor incomparável. Entretanto, que não se descuide a confissão antes de aproximar-se da comunhão neste tempo quaresmal. Por Padre Rafael Ibarguren, EP

Assistente Eclesiástico das Obras Eucarísticas da Igreja (Publicação publicada originalmente em www.opera-eucharistica.org) Traduzido do espanhol por Emílio Portugal Coutinho

Votar Resultado 11  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria