Que o tempurá nipônico tem origem cristã?
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Que o tempurá nipônico tem origem cristã?
Redação - 2016/05/13
Prato de tempurá.jpg

A cozinha japonesa conquistou prestígio mundial por sua autenticidade, delicado sabor e cuidado na preparação. Além da sua especialidade mais famosa, o sushi, ela conta com um prato bem conhecido pelos seus apreciadores: o tempurá, preparado com base em verduras e pescados empanados.

Nem todos conhecem, entretanto, a curiosa origem dessa iguaria.

Em meados do século XVI os primeiros missionários católicos chegaram ao Japão provenientes da Espanha e de Portugal. Além da Fé, levaram consigo alguns costumes ­desconhecidos dos nativos. Um destes era a observância das Quatro Têmporas, que acabou dando origem e nome ao tempurá.

Naquela época, o Ano Litúrgico dedicava três dias (quarta-feira, sexta-feira e sábado) à santificação do início de cada uma das quatro estações do ano. Como nesses dias os católicos não podiam comer carne, os missionários portugueses no Japão ensinaram aos neófitos o modo de preparar um prato à base de verduras, legumes e peixes ou camarões, recobertos com uma camada de ovo misturado com farinha e, por fim, frito. O novo prato agradou de tal forma aos recém-convertidos que eles acabaram por difundi-lo em todo o arquipélago.

Votar Resultado 12  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria