Qual é a bandeira mais antiga?
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Qual é a bandeira mais antiga?
Redação - 2016/06/02
Bandeiras do Estado e das Obras ondeando em prédios da Ordem de Malta.jpg
Bandeiras do Estado e das Obras ondeando em prédios da Ordem de Malta

As bandeiras, símbolo por excelência de países e instituições, inspiram-se em feitos de armas, uniões dinásticas ou características locais. Algumas são de criação recente, mas a maior parte delas tem atravessado os séculos.

A mais antiga bandeira é a da Ordem Militar de Malta, reconhecida como estado soberano por vários países e organizações internacionais. Composta de uma cruz latina branca centrada sobre fundo retangular vermelho, ela foi mencionada em 1130, num decreto do Papa Inocêncio II. Entretanto, é mais conhecida a versão adotada em 1310, denominada bandeira das obras, utilizada em todos os lugares onde atuam os membros da instituição. Nela a cruz latina da bandeira do estado é substituída pela cruz de oito pontas característica da ordem.

A bandeira do estado é muito semelhante à da Dinamarca, na qual figura uma cruz nórdica branca sobre fundo vermelho. Esta é citada no tratado de heráldica holandês Gelre, composto em torno de 1370, e consta ter sido já desfraldada pelos exércitos do rei Valdemar IV Atterdag em meados do século XIV. Segundo uma lenda narrada em 1527 pelo cronista franciscano Peder Olsen (Peter Olai), a bandeira desceu do Céu na batalha de Lyndanisse (Estônia), em 15 de junho de 1219.

 

Votar Resultado 6  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria