Por que na Missa não se diz “amém” no final do Pai-Nosso?
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Por que na Missa não se diz “amém” no final do Pai-Nosso?
Redação - 2016/11/01

O"amém", que expressa a adesão do fiel ao que acaba de ser proclamado, conclui quase todas as preces cristãs, inclusive o Pai-Nosso. Ora, quando rezada dentro da Santa Missa, a chamada Oração Dominical não termina com tal palavra.

Por que está ela excluída neste caso concreto? Pelo fato de termos, logo a seguir, um embolismo, isto é, um acréscimo, que desenvolve a última frase da oração: "livrai-nos do mal". Após pronunciá-la, o celebrante mantendo as mãos estendidas, prossegue: "Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz.

Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador". E os fiéis respondem com a antiquíssima aclamação, utilizada desde os primeiros tempos da Igreja: "Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre".

Votar Resultado 12  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria