Vantagens da alegria espiritual
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Vantagens da alegria espiritual
Redação - 2016/11/23

O serviço de Deus parece triste e fastidioso para muitas almas; os mundanos reputam-no até insuportável. Por quê? "Porque, diz São Bernardo, vêem apenas os exteriores da virtude e não a alegria interior que inunda o coração dos amigos de Deus". Auxiliados por essa alegria deliciosa, fruto da graça, os santos carregaram com facilidade o jugo do Senhor. Os sacrifíciosSanta Teresinha do Menino Jesus..jpgcontínuos que se impunham, as próprias perseguições dos maus, nada os abatia ou diminuía o seu contentamento, porque eles o colocavam unicamente em Deus.

A alegria santa que irradiava do seu semblante edificava o próximo e reconduzia as almas a Jesus. Quantos corações presos pelo mundo se dariam a vós, Senhor, se conhecessem a felicidade oculta em vosso serviço! Prova disso é a alegria das almas boas. É uma pregação muda que melhor convence do que todos os argumentos. Quantos pagãos não se converteram diante da alegria dos mártires no meio dos seus tormentos! Ser-nos-ia poderoso auxílio na piedade e no cumprimento dos nossos deveres, possuir sempre essa alegria celeste que nasce duma boa consciência e que empresta tantos encantos à Religião e à virtude.

Por ela a nossa perseverança estaria como que garantida. E de fato donde vem esse desgosto tão freqüente na oração, na renúncia e nos outros meios de santificação da alma? Do pouco fervor e generosidade neles. A alegria espiritual apresenta remédio para esse mal: dilata-nos o coração, inspira-nos coragem e duplica de certo modo as nossas forças; torna-nos capazes de permanecer fiéis a Deus, apesar das dificuldades e das tentações.

- Jesus ressuscitado, fazei-me participar da alegria divina que sentistes ao sairdes glorioso do Sepulcro. Dai que eu encontre, na leitura, na oração e na recordação da vossa bondade, os verdadeiros remédios para as minhas tristezas e amarguras. Que a esperança de ressurgir um dia convosco e de partilhar a vossa glória, me console em todas as aflições. Dissestes aos vossos apóstolos: "Alegrai-vos porque os vossos nomes estão escritos nos Céus". Lembrai à minha alma esse motivo de santa alegria, em todas as tribulações da vida. Fazei que eu conserve sempre sereno o semblante, mesmo quando o meu coração é presa da angústia e ansiedade.

__________________________

Fonte: Pe. Luís Bronchain, C. SS. R., Meditações para todos os dias do ano, segundo a doutrina e o espírito de Santo Afonso Maria de Ligório, traduzidas da 13ª edição francesa pelo Pe. Oscar das Chagas Azeredo, C. SS. R., 3ª edição, tomo primeiro, págs. 301 a 304, Editora Vozes Ltda., Petrópolis, l959.

Votar Resultado 2  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria