Home >> Você Sabia?

Qual a relação de Santa Teresa com a Cidade da Guatemala?

Publicado 2016/05/13
Author : Redação
Virgen del Carmen del Cerrito.jpg

No século XVII, um terciário franciscano genovês chamado Giovanni Corz fizera o voto de consagrar-se ao Senhor em uma vida isolada e ascética na América.

A caminho de Sevilha, onde embarcaria para o Novo Mundo, passou por Ávila, na qual havia pouco a grande Santa Teresa falecera. As filhas espirituais dela pediram-lhe para levar consigo uma imagem da Virgem do Carmo que a Santa destinara a esse continente. O piedoso genovês aceitou de bom grado o encargo e perguntou-lhes onde deveria entronizá-la. Responderam elas que a própria Virgem Maria indicaria o local, acrescentando: "Disse-nos nossa mãe Teresa que uma grande cidade será construída no lugar em que esta imagem for venerada".

Chegando à Guatemala, Corz ocupou duas pequenas grutas: entronizou numa a venerável imagem, e instalou-se na outra. Saía duas vezes ao ano, para pedir esmolas aos habitantes dos povoados vizinhos. Estes então construíram uma capela para a qual trasladaram a imagem em solene procissão. No dia seguinte, porém, ela retornou milagrosamente à gruta original. Procurando um local mais adequado,Corz encontrou um cerro similar ao Monte Carmelo, aí construindo a ermida definitiva. O local ficou conhecido como Cerrito del Carmen.

Em 29 de julho de 1773, a capital da Guatemala, Santiago de los Caballeros, foi parcialmente destruída pelos terremotos de Santa Marta. Decidiram então as autoridades mudá-la para um lugar menos perigoso, e escolheram justamente o Cerrito del Carmen. Em 23 de maio de 1776, foi oficialmente fundada a cidade, com o nome de Nova Guatemala da Assunção. Hoje, ela conta com mais de dois milhões de habitantes.

Arautos do Evangelho - http://test.arautos.org.br/artigo/79214/Qual-a-relacao-de-Santa-Teresa-com-a-Cidade-da-Guatemala-.html