Universidade Pontifícia de Salamanca celebra os 50 anos da Conferência Episcopal Espanhola
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Universidade Pontifícia de Salamanca celebra os 50 anos da Conferência Episcopal Espanhola
Gaudium Press - 2016/05/23

Salamanca - Espanha (Segunda-feira, 23-05-2016, Gaudium Press) "Conferências episcopais: origens, presente e perspectivas. Os 50 anos da criação da Conferência Episcopal Espanhola", é o título do Congresso que a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e a Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA), com a colaboração das faculdades Teologia e Direito Canônico da Espanha, realizarão nos dias 2, 3 e 4 de junho como parte das atividades para comemorar as cinco décadas de criação do organismo eclesial.

Universidade Pontifícia de Salamanca celebra os 50 anos da Conferência Episcopal Espanhola.jpg

O evento acadêmico foi apresentado durante um encontro que ocorreu na instituição educativa com a participação do sacerdote Jacinto Núñez Regodón, vice-reitor de Relações Institucionais e Comunidade Universitária, além do presidente do Comitê Organizador do Congresso; e porta-voz do Congresso, Ninfa Watt Pérez.

O Padre Núñez Regodón falou sobre a importância que tem tido estas cinco décadas do Episcopado Espanhol, a qual tem justificado "que aos 50 anos de sua criação se celebre este congresso".

O Congresso, que ocorrerá na Sala Magna da Universidade em Salamanca, será aberto às 11h30 do dia 02 de junho pelo Cardeal Ricardo Blázquez Pérez, Presidente da CEE e Grã Chanceler da UPSA. Após a saudação do purpurado, seguirá a conferência inaugural que oferecerá o Cardeal Fernando Sebastián Aguilar, Arcebispo Emérito de Pamplona.

Todo o evento acadêmico se desenvolverá em torno de três blocos temáticos: histórico, teológico-canônico e pastoral, nos quais aprofundaram vários especialistas das Faculdades de Teologia e Direito Canônico de toda Espanha.

O último dia do Congresso fará uma mesa redonda com os temas "O Serviço da Conferência Episcopal Espanhola: Documentos Magistrais da Assembleia Plenária", "Planos Pastorais" e "Presença Pública na sociedade Espanhola". O reitor do Pontifício Colégio Espanhol em Roma, José San José Prisco, será quem encerrará o encontro com a palestra "As conferências episcopais em uma Igreja sinodal".

Este não será o único Congresso que se celebrará durante o ano para comemorar o 50º aniversário do Episcopado Espanhol. O organismo eclesial já anunciou que no último trimestre de 2016 haverá outro com a colaboração da Fundação Paulo VI. Para este já se anunciou a presença do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

Entre as iniciativas para celebrar os 50 anos, também se prevê a publicação íntegra dos documentos da CEE a cargo da Biblioteca de Autores Cristãos (BAC). Trata-se da publicação de dois tomos com os documentos que o organismo eclesial apresentou nos últimos 15 anos, os quais viriam a completar outros quatro tomos que foram editados pela BAC com os documentos aprovados a partir das origens da CEE até o ano 2000.

A Conferência Episcopal Espanhola se constituiu no dia 26 de fevereiro de 1966 e a primeira Assembleia Plenária ocorreu no dia 04 de março desse ano. O encontro teve como Presidente ao Cardeal Enrique Plá y Deniel, então Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha. A Assembleia ocorreu em Madri na Casa de Exercícios del Pinar de Chamartín de la Rosa. (GPE/EPC)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria