Primeira Missa do primeiro sacerdote Mongol
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Primeira Missa do primeiro sacerdote Mongol
Gaudium Press - 2016/09/02

Ulaanbaatar - Mongólia (Sexta-feira, 02/09/2016, Gaudium Press) - Ulaanbaatar é a capital da Mongólia. Os habitantes desta cidade, cujo nome, literalmente, significa "herói vermelho", acabam de presenciar um fato histórico: o primeiro sacerdote nascido na Mongólia celebrou sua primeira Missa na capital de seu país.

Com efeito, padre Joseph Enkh foi ordenado no domingo 28 de agosto tornando-se assim o primeiro sacerdote natural da Mongólia. E ele escolheu o dia 29 de agosto para rezar sua primeira Missa que foi celebrada na Catedral dos Santos Pedro e Paulo em Ulaanbaatar.

Este fato realmente extraordinário deu-se depois de o Padre Joseph Enkh realizar uma profunda reflexão junto à cruz e fazer um comovido relato aos presentes sobre sua vocação.

Para o Padre Prosper Mbumba, Cicm, missionário congolês na Mongólia, "O evento foi recebido com muita alegria e orgulho, com muita gente reunida para receber este dom do céu".

No mesmo dia, outro acontecimento: o bispo Wenceslao Padilla, Prefeito Apostólico de Ulaanbaatar, celebrava o 13° aniversário de sua consagração episcopal, o que levou o neossacerdote interpretar esta coincidência como uma "honra" para ele.

Depois de agradecer as pessoas que participaram da ordenação e de sua primeira missa, Padre Joseph deu início a sua homilia, começando pelo trecho evangélico: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me" (Lc 9, 23).

O Pe. Enkh confidenciou, não sem emocionar-se, que, um ano depois de sua ordenação diaconal, contemplou o mistério da cruz e acolheu o convite do Senhor a "levar a cruz por amor do Reino de Deus e pelo bem da Igreja na Mongólia, de modo especial, e pelo povo mongol. Não há ressurreição sem cruz", recordou ele.

O recém ordenado relacionou o convite do Senhor com o surgimento de sua vocação:

Quando jovem, o trecho bíblico do chamado do profeto Isaías foi uma passagem decisiva para ele: "Eis-me, manda-me" (Is. 6).

Padre Joseph ainda confidenciou aos presentes: "Rezei a Deus para que me enviasse e Ele ouviu a minha prece. Agora estou aqui e lhe digo: Senhor, venho fazer a Sua vontade".

Para concluir primeiro sacerdote mongol fez um apelo:

"Rezem por mim, para que eu possa levar a minha cruz não só por um ano, mas por toda a minha vida". (JSG)

Votar Resultado 4  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria