Em breve, Jesuítas escolhem seu novo Superior Geral
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Em breve, Jesuítas escolhem seu novo Superior Geral
Gaudium Press - 2016/09/28

Roma - (Quarta-feira, 28/09/2016, Gaudium Press) - A partir do domingo 02 de outubro, mais de 200 jesuítas de todo o mundo estarão reunidos em Roma para escolher um novo superior geral. E este não será o único objetivo da 36ª Congregação Geral da Companhia de Jesus.

Em breve, Jesuítas escolhem seu novo Superior Geral.jpg

Tarefas dessa Congregação

O Padre Orlando Torres que é Reitor do Colégio Internazionale del Gesù e que participará do encontro diz que "A Congregação Geral tem duas tarefas fundamentais. A primeira é eleger um novo Geral da Companhia de Jesus e a segunda é tratar de assuntos de importância para a vida e a missão da Companhia de Jesus, na missão que têm na Igreja e no mondo de hoje".

Cargo Vitalício

O próximo encontro deverá ter a duração aproximada de um mês. A eleição do novo Geral deverá ser realizada por volta do dia 10 de outubro, Assim que tenha sido definido o que necessitam os Jesuítas nas atuais circunstâncias para afrontarem os desafios de hoje.

O cargo de Superior Geral dos Jesuítas é vitalício, porém, Padre Adolfo Nicolás, atual Superior, apresentou sua renúncia por ter chegado à idade de 80 anos e não desejar que isso fosse um fator condicionante para a tomada de determinadas atitudes no seio da Companhia de Jesus.

Desenvolvimento e Temas

O Padre Federico Lombardi, Assistente ad Providentiam do Geral, afirma que, quanto ao seu desenvolvimento, "A Companhia de Jesus, a propósito do que devemos refletir na Congregação Geral, está desenvolvendo-se, dentro do ponto de vista demográfico, do ocidente até a África é a Asia".

Já o Provincial das Filipinas, Padre Antônio Morno, quis referir-se aos temas propostos para serem tratados na Congregação:

"Temos várias comissões de trabalho: a primeira é sobre o estado da Companhia de Jesus. Outra comissão trata do tema da vida e missão dos Jesuítas e outra ainda trata sobre o governo interno, como melhorar nossa estrutura de governo".

Congregação Geral

O nome técnico do encontro que se inicia na próxima no domingo é "Congregação Geral".

E esta deverá ser a 36ª Congregação a ser realizada.

Mais da metade dos participantes dela foram escolhidos por voto dos 16 mil Jesuítas que estão espalhados por 62 países.

O novo Superior Geral a ser eleito nesta Congregação será o 31º sucessor de Santo Inácio de Loiola, o fundador da Companhia de Jesus.

Ele será também o primeiro Superior a comunicar as decisões tomadas na Assembleia a um Papa que é, por sua vez, o primeiro jesuíta da história a ocupar o Trono de São Pedro. (JSG)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria