Especialistas se encontram em Valência para Simpósio sobre o Santo Cálice
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Especialistas se encontram em Valência para Simpósio sobre o Santo Cálice
Gaudium Press - 2016/11/08

Valência - Espanha (Terça-feira, 08-11-2016, Gaudium Press) Como preparação para o encerramento dos dois grandes Jubileus de Valência -o da Misericórdia e do Santo Cálice- que ocorrerá no próximo dia 13 de novembro, a Arquidiocese espanhola acolhe de 08 a 10 de novembro o XVII Simpósio de Teologia Histórica organizado pela Faculdade de Teologia "São Vicente Ferrer". O tema: "O Cálice da misericórdia. A redenção que nosso mundo necessita".

De acordo com Santiago Pons, Secretário técnico do Simpósio, que foi entrevistado por AVAN, o evento "responde também a situação na qual nos encontramos, quer dizer, dentro do Ano Santo da Misericórdia, que convocou o Papa Francisco; e coincidindo também com o primeiro Ano Santo do Santo Cálice, pois queremos ter uma contribuição teológica sobre este tema. Por isso temos chamado também 'O Cálice da misericórdia', para que ao redor do Cálice e a Misericórdia, fazer uma reflexão teológica".

Especialistas se encontram em Valência para Simpósio sobre o Santo Cálice.jpg

"Para essa reflexão teológica contamos com cinco palestras principais e três comunicados especiais. E depois também nos apresentaram 33 comunicados de diversos estudiosos sobre a temática", acrescentou.

O Simpósio, que ocorre na sede da Faculdade de Teologia "São Vicente Ferrer", foi inaugurado nesta terça-feira, 08 de novembro, pelo Padre Vicente Botella Cubells, OP, Decano-Presidente da Faculdade de Teologia.

A palestra inicial, que foi ministrada pelo Cardeal Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, aborda o tema "O Cálice da misericórdia". Na parte da tarde, após alguns comunicados, ocorre a segunda palestra com o tema "Da ceia do Senhor ao Sacramento da Eucaristia", a cargo do professor Jaime Sanco Andreu, da Faculdade de Teologia São Vicente Ferrer.

Para a quarta-feira, 09, estão previstas as palestras "Este é o cálice de meu sangue... derramado por vós", a cargo do professor José Vidal Taléns; e "Presença real de Cristo na Eucaristia. Transubstanciação e novas linguagens", que oferecerá o Padre Vicente Botella. Se apresentarão também dois comunicados especiais: "O tema da redenção na arte, a literatura, a música e o cinema" do professor Juan Orellana Gutiérrez de Terán, do Departamento de cinema da Comissão Episcopal de Meios de Comunicação da Conferência Episcopal Espanhola; e "O Sangue de Cristo na história da espiritualidade, a piedade popular e a teologia valenciana" de Dom José J. Brosel Gavilá, do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes. Ao culminar a jornada os participantes do Simpósio visitarão a capela do Santo Cálice.

Três serão os momentos que se viverão no dia 10 de novembro, último dia do Simpósio. Se começará com o comunicado especial "A Diplomacia do Santo Cálice" do professor Francisco Gimeno Blay em companhia de Vicente Pons Alós, ambos da Universidade de Valência. Posteriormente seguirá a Palestra "A Igreja faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a Igreja. História da fórmula e sugestões pastorais", que oferecerá o professor Eloy Bueno de la Fuente, da Faculdade de Teologia do Norte de Espanha-Burgos.

O evento será encerrado pelo Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência e Grã Chanceler da Faculdade de Teologia "São Vicente Ferrer". (GPE/EPC)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria