Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2017: divulgada Mensagem do Papa
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2017: divulgada Mensagem do Papa
Gaudium Press - 2016/11/30

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 30-11-2016, Gaudium Press) A mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações que será celebrada em 7 de maio de 2017, já tem tema: ‘Impelidos pelo Espírito para a missão'.

Na mensagem assinada no primeiro domingo do Advento O Papa Francisco sublinhou a "dimensão missionária da vocação cristã":

"O compromisso missionário não é algo que vem acrescentar-se à vida cristã como se fosse um ornamento, mas, pelo contrário, situa-se no âmago da própria fé. A relação com o Senhor implica ser enviados ao mundo", escreve Francisco.

Missionários do Evangelho

A mensagem sublinha que "todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho", e isto "vale de forma particular" para as pessoas chamadas a uma "especial consagração e também para os sacerdotes".

Francisco considera importante "aprender do Evangelho o estilo de anúncio" e que a pessoa não se deixe levar "por um certo frenesi de poder ", mesmo com a melhor das intenções".

"O Evangelho, pelo contrário, convida-nos a rejeitar a idolatria do sucesso e do poder, a preocupação excessiva pelas estruturas e uma certa ânsia que obedece mais a um espírito de conquista que de serviço", disse o Pontífice.

Guiar o Povo de Deus

O povo de Deus "precisa de ser guiado" por pastores que "gastam a sua vida ao serviço do Evangelho" e pede às comunidades paroquiais, associações e grupos de oração que peçam "ao Senhor que mande operários para a sua messe e nos dê sacerdotes enamorados do Evangelho".

"Com renovado entusiasmo missionário, são chamados a sair dos recintos sagrados do templo, para consentir à ternura de Deus de transbordar a favor dos homens", acrescenta, assinalando que a Igreja precisa de sacerdotes "confiantes e serenos".

Fé Cansada

Segundo Francisco, hoje é possível "voltar a encontrar o ardor do anúncio e propor" o seguimento de Cristo, sobretudo os jovens:

"Face à generalizada sensação duma fé cansada ou reduzida a meros ‘deveres a cumprir', os nossos jovens têm o desejo de descobrir o fascínio sempre a atualidade da figura de Jesus, de deixar-se interpelar e provocar pelas suas palavras e gestos", afirma.

A oração na missão

Para o Papa "não poderá jamais haver" pastoral vocacional nem missão cristã sem a oração assídua e contemplativa, porque a vida cristã se alimenta com a escuta da Palavra de Deus, "sobretudo cuidar da relação pessoal com o Senhor na adoração eucarística".

O discípulo não recebe o dom do amor de Deus "para sua consolação privada", não é chamado a ocupar-se "de si mesmo nem a cuidar dos interesses duma empresa", mas não pode guardar essa experiência para si mesmo, conclui. (JSG)

Votar Resultado 1  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria