Iniciadas as Pregação Advento: Espírito Santo, fonte de esperança
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Iniciadas as Pregação Advento: Espírito Santo, fonte de esperança
Gaudium Press - 2016/12/02

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 02-12-2016, Gaudium Press) O Papa Francisco participou da Primeira das Pregações do Advento. Ela foi realizada na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano. As reflexões foram feitas por Frei Raniero Cantalamessa, capuchinho. O tema geral para os exercícios espirituais desse Advento é: "Bebamos, sóbrios, a embriaguez do Espírito Santo".

Na primeira reunião, Frei Cantalamessa disse que o Espírito Santo é "a novidade teológica e espiritual mais importante depois do Concílio e a principal fonte de esperança da Igreja".

Caminhos na ordem da Criação e da Redenção

Segundo o padre Raniero, na ordem da criação e do ser, tudo parte do Pai, passa pelo Filho e chega a nós pelo Espírito; na ordem da redenção e do conhecimento, tudo começa com o Espírito Santo, passa pelo Filho e regressa ao Pai.

Aspectos da Ação do Espírito Santo

Partindo do Credo, Frei Cantalamessa propõe em suas meditações de Advento, alguns aspetos da ação do Espírito Santo:
"Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida"; "Que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado"; "ele falou pelos profetas".

A Carta aos Hebreus diz que "depois de falar um tempo através dos profetas, nos últimos tempos, Deus falou-nos pelo Filho". Assim, o Espírito não deixou de falar pelos profetas, fê-lo com Jesus e fá-lo ainda hoje na Igreja.

Ao encerrar sua primeira meditação Cantalamessa lembrou que "a teologia, a liturgia e a piedade cristã, tanto no Oriente como no Ocidente, consolidaram um símbolo de fé: o Credo."

As pregações

As pregações acontecem nas sextas-feiras do Advento e serão realizadas ainda, além desta primeira, outras três, nos próximos dias 9, 16 e 23 de dezembro.

Junto com o Santo Padre, participam também das pregações: cardeais, arcebispos, bispos, secretários das congregações, prelados da Cúria Romana e do Vicariato de Roma e também os superiores gerais e procuradores das Ordens Religiosas, que fazem parte da Capela Pontifícia. (JSG)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria