Falece Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Falece Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei
Gaudium Press - 2016/12/13

Roma - Itália (Terça-feira, 13-12-2016, Gaudium Press) Dom Javier Echevarría, bispo prelado da Prelazia Pessoal do Opus Dei, faleceu nesta segunda-feira, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, em Roma.

Falece Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei.png

O Prelado de 84 anos faleceu vítima de insuficiência respiratória. Devido a uma infeção pulmonar, ele estava hospitalizado desde o dia 5 último no Hospital da Policlínica 'Campus Biomédico de Roma'. O vigário auxiliar da prelatura, D. Fernando Ocáriz, administrou-lhe os últimos sacramentos na tarde do mesmo dia, informa o site do Opus Dei.

Oração, serenidade, unidade

Ao comunicar a notícia do falecimento de Dom Echevarría, Mons. Fernando Ocáriz, vigário auxiliar e geral da prelatura do Opus Dei, disse que estes são momentos "de oração, de serenidade e de unidade".

E acrescentou: "é uma pena ver partir um pai, junta-se a gratidão pelo afeto e pelo bom exemplo que nos deu ao longo destes 22 anos como prelado".

O vigário auxiliar contou que no passado dia 3 de dezembro, quando ele celebrou seu onomástico, D. Javier Echevarría disse às pessoas do Opus Dei com quem estava: "quero apoiar-me em vós. Preciso de vós. Eu estou de passagem. A prelatura do Opus Dei está nas vossas mãos. Apoiai o prelado, seja quem for".

Mons. Ocáriz também relatou que, nos últimos momentos, o prelado "rezava a Nossa Senhora de Guadalupe.

Os que lhe faziam companhia perguntaram: quer que deixemos à vista a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe? E ele respondeu: não é preciso; mesmo que não veja o quadro, sinto-a comigo".

Dom Javier Echevarría

Dom Echevarría nasceu em Madrid, em 1932. Na capital da Espanha ele conheceu o fundador do Opus Dei, São Josemaría Escrivá, de quem foi secretário por mais de 20 anos, entre 1953 e 1975.

Sua ordenação sacerdotal foi no dia 7 de agosto de 1955. Ele doutorou-se em Direito Civil e em Direito Canónico e tornou-se membro do Conselho Geral do Opus Dei desde 1966.

Quando D. Álvaro del Portillo sucedeu a São Josemaria Escrivá, em 1975, Dom Echeverría foi nomeado secretário-geral do Opus Dei, e, em 1982, passou a ser vigário geral da Prelatura.

Prelado

Em 1994, D. Javier Echevarría foi nomeado prelado do Opus Dei e, no ano seguinte, ordenado bispo por São João Paulo II, no dia 6 de janeiro, na Basílica de São Pedro

A página da internet do Opus Dei informa também que o governo da prelatura fica agora a cargo do vigário auxiliar, monsenhor Fernando Ocáriz, que deve convocar um congresso dentro de um mês para eleger o novo prelado.

A eleição do novo prelado do Opus Dei deve ser realizada dentro do prazo de três meses. O nome escolhido deverá ser posteriormente confirmado pelo Papa.

O Opus Dei

O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica que "sensibiliza" os cristãos para a importância religiosa da "vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho", e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações e fotos www.opusdei.org)

Votar Resultado 2  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria