Imagens do Senhor Bom Jesus e da Virgem da Boa Viagem participam de festejos na Bahia
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Imagens do Senhor Bom Jesus e da Virgem da Boa Viagem participam de festejos na Bahia
Gaudium Press - 2016/12/27

Salvador - Bahia (Terça-feira, 27-12-2016, Gaudium Press) Os devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem realizam os últimos preparativos antes da festa de seus padroeiros.

Imagens do Senhor Bom Jesus e da Virgem da Boa Viagem participam de festejos na Bahia.jpg

Inspirada no tema "O olhar fixo em Jesus: a vocação da família", a festividade terá sua abertura oficial na matriz da Boa Viagem, no dia 27 de dezembro, a partir das 5h, quando haverá alvorada e repicar dos sinos.

Logo após a alvorada, os fiéis participarão de uma Santa Missa às 7h30. Em seguida, ocorre a lavagem do templo e um momento de oração, que deve acontecer por volta das 9h30. Às 11h, haverá o hasteamento da bandeira da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Por fim, a última celebração eucarística deste dia está programada para às 20h.

Entre os dias 28 a 30 de dezembro acontecerá o tríduo preparatório para a festa, sendo que a cada noite, os católicos soteropolitanos se encontrarão na Igreja da Boa Viagem às 20h e refletirão as seguintes temáticas: "Diante dos desafios, a família é o porto seguro de acolhida, perdão e vivência da fé" (1ª noite), "Aos pés da cruz do Bom Jesus, acolhemos sua mãe como discípulos amados" (2ª noite) e "A Comunidade Cristã é um oceano de misericórdia onde a família navega acolhida e fortalecida na fé" (3ª noite).

No dia 31 de dezembro, conforme a tradição, haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h. Mais tarde, às 15h30, a Missa do Embarque será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Às 17h, a Imagem do Bom Jesus dos Navegantes partirá em procissão do templo com destino a galeota. Do local, terá início a procissão marítima da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, de onde o padroeiro seguirá em procissão terrestre até a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Para o primeiro dia de 2017, Dom Murilo presidirá uma Missa às 8h, na Basílica da Conceição da Praia. Os devotos que estiverem na Boa Viagem participarão de uma cerimônia às 9h.

Às 10h terá início a procissão terrestre com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes até o píer da Capitania dos Portos.

Vale ressaltar que somente a Imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão marítima de volta à Igreja da Boa Viagem, onde, no mesmo horário do embarque do padroeiro, o Padre Ricardo Henrique presidirá uma Santa Missa.

A procissão marítima deverá chegar à praia da Boa Viagem por volta das 12h30, quando a Imagem de Bom Jesus dos Navegantes será recebida pela Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Depois de recolhidas as imagens para a veneração dos fiéis, o templo será fechado às 15h. Os padroeiros dos soteropolitanos voltarão a ficar acessíveis à comunidade no dia 2 de janeiro, das 18h às 20h30, e nos dias seguintes das 6h às 11h e das 18h às 20h30.

No dia 8 de janeiro, será realizada a oração do Santo Terço às 15h30 e, na sequência, a Missa, às 16h. Ambas as atividades terão lugar na Praça da Boa Viagem.

Logo após a Missa campal, haverá uma procissão terrestre, que percorrerá a avenida Luís Tarquínio e regressará ao Largo da Boa Viagem. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Votar Resultado 1  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria