Instituto Marista completa 200 anos
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Instituto Marista completa 200 anos
Gaudium Press - 2016/12/27

Redação (Terça-feira, 27-12-2016, Gaudium Press) No dia 02 de janeiro de 2017 o Instituto dos Irmãos Maristas, fundado por São Marcelino Champagnat, comemora o seu bicentenário.

Instituto Marista completa 200 anos.jpg

São 200 anos de história. Uma ocasião que o Irmão Emili Turú, superior geral dos Maristas, em uma Mensagem escrita a propósito desta data, destaca como sendo um momento oportuno para que sejam dadas "graças pela vida da congregação". Uma ocasião também oportuna para "pedir perdão por alguns erros do passado e renovar o compromisso com a educação integral das crianças e dos jovens, inspirada nos valores evangélicos".

Na Mensagem distribuída a órgãos de imprensa, o Irmão Emili Turú, reconhece a responsabilidade que os Maristas Têm hoje:

"Recebemos hoje, 200 anos depois, uma herança maravilhosa, cheia de luzes, mas também com as suas sombras. É sobre essa herança que nos comprometemos a construir o futuro. Queremos aproveitar a oportunidade para um novo começo".

É essencial que os Maristas retomem o vigor do seu carisma original, "com a Igreja e com o mundo", ressalta o Superior Geral.

"Melhorar continuamente o seu serviço evangelizador, através da educação das crianças e dos jovens", estar mais atenta "a quem se encontra em situação de maior vulnerabilidade" e empenhada na promoção dos "direitos das crianças", são exemplos de necessidades destacadas pelo Irmão Emili Turú e que são metas a serem conquistadas pela Congregação.

Instituto Marista

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de "formar bons cristãos e virtuosos cidadãos. "

Instituto Marista completa 200 anos (2).jpgOs primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria - daí o nome "Marista".

Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos.

Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

O Instituto Marista conta com mais de 3,5 mil Irmãos, espalhados em 82 países dos cinco continentes. Partilham sua tarefa de maneira direta com mais de 72 mil Leigos e Leigas e beneficiam mais de 650 mil crianças, jovens e adultos. (JSG)

Votar Resultado 4  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria