Em entrevista, Cardeal Scherer faz uma reflexão sobre o ano de 2016
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Em entrevista, Cardeal Scherer faz uma reflexão sobre o ano de 2016
Gaudium Press - 2016/12/28

São Paulo (Quarta-feira, 28-12-2016, Gaudium Press) Em entrevista concedida à imprensa, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, fez uma espécie de balanço acerca dos trabalhos realizados pela Arquidiocese no ano de 2016. Na ocasião, a coletiva teve lugar na Catedral Metropolitana.

Em entrevista, Cardeal Scherer faz uma reflexão sobre o ano de 2016.jpg

Durante a conversa com os jornalistas, o Arcebispo de São Paulo considerou este ano um período de muito trabalho e abordou temas sobre a Igreja e assuntos da sociedade em geral.

Deveres cumpridos e aprovação do 12º plano pastoral

Logo no início da entrevista, o Cardeal recordou os acontecimentos marcantes do ano, comentou sobre os deveres cumpridos, a revisão no 11 º plano pastoral de 2016 e ressaltou a aprovação do 12º plano pastoral e das urgências que ele traz com a evangelização e a ação da Igreja em São Paulo.

Possibilidade de Sínodo Arquidiocesano

Ainda, o Cardeal informou a perspectiva em realizar a iniciação do Sínodo Arquidiocesano:

"A Arquidiocese de São Paulo ainda não realizou nem um Sínodo diocesano, e isso é uma prática da Igreja, o Concílio Vaticano II incentivou e nós vamos realizar o primeiro Sínodo da Arquidiocese de São Paulo. Um processo longo, envolvente, trabalhoso, mas, através do qual a Arquidiocese procura se rever, se reorganizar, programar para melhor realizar aquilo que é próprio de sua missão", lembrou o arcebispo.

"Amoris Laetitia", a JMJ em Cracóvia e o Congresso Eucarístico no Pará

Em seguida, Dom Odilo sintetizou, entre os episódios mais importantes vivenciados na Igreja, o lançamento da Exortação Apostólica "Amoris Laetitia", de autoria do Papa Francisco, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia, na Polônia, e o Congresso Eucarístico Nacional em Belém do Pará.

Outro acontecimento ressaltado durante a coletiva pelo Arcebispo de São Paulo foi a escolha do Santo Padre em eleger 17 novos cardeais com menos de 80 anos, no mês de novembro.

O Ano Mariano e os 300 anos do encontro da Padroeira do Brasil

Quando perguntado sobre este assunto, Dom Odilo comentou que a Igreja já está vivenciando o Ano Mariano Nacional, por iniciativa da CNBB.

Vale ressaltar que o Ano Mariano marca os 300 anos em que os pescadores encontraram Nossa Senhora Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul.

"O Ano Mariano Nacional também lembra o centenário de Nossa Senhora de Fátima, em 1917 que é a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Esse ano começou em 12 de outubro de 2016 e vai até 12 de outubro de 2017, é um ano que teremos um carinho todo especial para Nossa Senhora, mãe de Jesus", concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria