Novos bispos são nomeados para Sorocaba (SP) e Crato (CE)
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Novos bispos são nomeados para Sorocaba (SP) e Crato (CE)
Gaudium Press - 2016/12/28

Brasília (Quarta-feira, 28-12-2016, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou que o Papa Francisco promoveu duas alterações no episcopado brasileiro. De acordo com comunicado, o Santo Padre, após acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, por motivo de idade, nomeou como o mais novo Arcebispo de Sorocaba (SP) Dom Júlio Endi Akamine, atual bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Novos bispos são nomeados para Sorocaba (SP) e Crato (CE).jpg
Dom Júlio Endi Akamine (à esquerda) e Dom Gilberto Pastana (à direita) | Foto: reprodução

Além de Dom Akamine, o Papa aceitou o pedido de renúncia do governo pastoral da Diocese de Crato (CE) apresentado por Dom Fernando Panico, conforme o Código de Direito Canônico. Sendo assim, o então bispo coadjutor diocesano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, é quem assume o pastoreio da Igreja particular.

Dom Júlio Endi Akamine

Nascido em Garça, no interior paulista, ingressou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), em Londrina, no Paraná, em 1975. Depois, completou seus estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o noviciado em 1979 no Seminário Rainha da Paz, em Cornélio Procópio e, no ano seguinte, em 8 de dezembro, na mesma cidade, realizou sua primeira consagração.

Mais tarde, cursou Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no "Studium Teologicum Claretianum", de 1984 a 1987, na Arquidiocese de Curitiba. Foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, no município de Cambé.

Dom Akamine obteve o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma instituição (2001 a 2005).

Ao longo de seu período como sacerdote palotino, desempenhou diversas funções, entre elas, a de vigário paroquial, pároco e reitor do Seminário Mario Palotino, em Curitiba. Também foi assessor da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib) no regional Sul 2 da CNBB. Além disso, atuou como diretor do período introdutório da Província Regina Apostolorum, na Itália (2003-2004).

Foi reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo, com sede na capital paulista, de 2008 a 2011, quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 4 de maio daquele ano. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 9 de julho.

Atualmente, além de ser bispo auxiliar, Dom Júlio é referencial da Pastoral da Educação.

Dom Gilberto Pastana

Oriundo de Boim, no Pará, Dom Gilberto foi ordenado presbítero no dia 27 de julho de 1985, em Santarém. Depois, foi nomeado bispo de Imperatriz, no Maranhão, em 3 de agosto de 2005. Na época, escolheu o seguinte lema episcopal: "Venha o teu reino".

O religioso é mestre em Teologia, com especialização em Teologia Espiritual, no Teresianum, em Roma, na Itália.

Durante sua trajetória antes do episcopado, Dom Gilberto atuou como vigário paroquial, reitor de seminário, coordenador diocesano de pastoral. Foi coordenador do departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (Ipar), em Belém, e diretor da Rede Vida de Televisão, de 2000 a 2005. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria