Conselho Episcopal Latino-Americano unificará suas duas sedes de Bogotá
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Conselho Episcopal Latino-Americano unificará suas duas sedes de Bogotá
Gaudium Press - 2016/12/28

Bogotá - Colômbia (Quarta-feira, 28-12-2016, Gaudium Press) Uma só será a sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) em Bogotá. Assim anunciou o próprio organismo eclesial em uma nota de imprensa emitida a partir do seu website, onde informou que em breve unificará suas duas sedes, uma localizada no setor de Usaquén, a outra no bairro São José de Bavaria no norte da capital, trabalho que se realizará a partir de janeiro até março de 2017 pela empresa Sociedade Colombiana de Arquitetos (SCA).

A decisão de unificar as sedes foi tomada em maio de 2013 durante a Assembleia do CELAM celebrada no Panamá. Na ocasião se definiu a unificação de seus centros pastorais.

Atualmente, como patrimônio imobiliário, o organismo eclesial conta com a sede da Presidência e dos Departamentos no setor de Usaquén, e a sede dos diversos centros no bairro São José de Bavaria sobre a Avenida Boyacá. O propósito é diminuir gastos e aproveitar o auto-sustento da instituição eclesial.

Conselho Episcopal Latino-Americano unificará suas duas sedes de Bogotá.jpg

"A Assembleia decidiu, entre as várias possibilidades propostas, alugar a sede de Usaquén e transladar todo seus escritórios e o pessoal à sede da Av. Boyacá, que conta com espaço suficiente para albergá-las. Com esta unificação das sedes, o CELAM prevê a redução de gastos em serviços públicos, em vigilância, em combustíveis, veículos e transportes, assim como também os gastos de cozinha", diz nota de imprensa emitida pela Pontifícia Comissão para América Latina.

Para realizar o translado será necessário efetuar uma construção de um edifício que completará o espaço disponível, trabalho que foi confiado à empresa SCA.

Por sua vez, a unificação dos centros pastorais se efetuou no final de 2015 com a criação do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e o Caribe (CEBITEPAL), que congrega as instituições anteriores: Centro Bíblico (CEBIPAL), Instituto Teológico Pastoral (ITEPAL) e o Observatório Pastoral (OBSEPAL).

"Trata-se de um conjunto que tem três escolas concretas, todas orgânicas também, com uma mesma meta e um mesmo objetivo, promovendo a investigação, a formação e a reflexão. Esperamos que nosso Centro seja um espaço onde os melhores professores da América Latina e o Caribe tenham um lugar para encontrar-se, para investigar e para oferecer sua ciência. Mas também queremos que o CEBITEPAL seja um centro onde muitos alunos, muitos agentes de pastoral leigos, religiosos, religiosas, sacerdotes e Bispos do continente, possam vir a enriquecer-se", explicou Dom Juan Espinoza, Secretário-Geral do CELAM e reitor do CEBITEPAL, ao dar a conhecer a notícia da unificação.

O CELAM foi criado em 1955 como organismo de comunhão, reflexão, colaboração e serviço para a Igreja da América Latina e o Caribe, assim como sinal colegial de comunhão com a Igreja Universal.

O atual presidente do organismo eclesial é o Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia; enquanto que Dom Carlos María Colazzi. Bispo de Mercedes, Uruguai, é o primeiro vice-presidente. (GPE/EPC)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria