Os Santuários: tema da Semana de Estudos Teológicos 2017
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Os Santuários: tema da Semana de Estudos Teológicos 2017
Gaudium Press - 2016/12/29

Braga - Portugal (Quinta-feira, 29-12-2016, Gaudium Press) A Faculdade de Teologia, do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP-Braga) programou para a semana de 22 a 25 de fevereiro de 2017 a realização de uma Semana de Estudos Teológicos cujo tema será: "Santuários - Peregrinações, Beleza, Arte e Encontro".

Os Santuários tema da Semana de Estudos Teológicos 2017.jpg

De acordo com professor Cônego José Paulo Abreu, esta será a 25.ª Semana de Estudos Teológicos e pretende refletir sobre a importância que têm os santuários, sua "repercussão na vida da Igreja" e, concretamente, na pastoral.

A ligação dos santuários "no turismo e na vida de todos" são outros objetivos que deverão estar nas considerações finais das análises feitas durante os dias de estudo.

O Cônego da Diocese de Braga, que também é presidente da fundação cultural Instituto de História e Arte Cristãs destaca que "não raro" a arte mostra-se "grandiosa e exuberante" nos santuários.

Nesse sentido, ele ainda comenta que "os montes são locais privilegiados, muitas vezes engrandecidos com belíssimas construções, verdadeiros espaços de encontro com o sagrado, com os que partilham da mesma fé, com a natureza".

A Semana de Estudos

A Semana de Estudos Teológicos começa no dia 22 de fevereiro de 2017.

A primeira conferência será proferida pelo bispo de Lamego, Dom António Couto, e o padre José Tolentino Mendonça. Eles falarão de um ponto importante também do ponto dfe vista histórico: "Do Éden a Jerusalém: perspectiva bíblica".

O antigo secretário do Conselho Pontifício para os Imigrantes, Dom Agostino Marchetto, no dia seguinte, 23 de fevereiro, apresentará o tema "Entre o profano e o sagrado: abordagem pastoral".

No dia 24, três conferencistas vão apresentar reflexões sobre o tema "Turismo Religioso: Santuários e Evangelização", ainda no Auditório Vita, da arquidiocese de Braga:

O diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, vai falar sobre "Santuários: ícones de beleza"; o diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, padre Carlos Godinho, apresenta "Evangelizar pela arte" e "Do turista ao peregrino" pelo padre beneditino Josep Enric Parellada.

Com os próprios olhos...

Segundo o programa da Semana de Estudos Teológicos, no último dia, haverá um programa extraclasse denominado: ‘Com os próprios olhos...'

Tendo o Cônego José Paulo Abreu como cicerone, os participantes vão visitar a Sé Catedral de Braga, às 09h30, estando ainda prevista para as 11h00 outra visita guiada ao escadório e Basílica do Bom Jesus.

O site da Faculdade de Teologia, do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, traz mais informações sobre a 25ª Semana de Estudos Teológicos. (JSG)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  Dom de Sabedoria