A Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados foi fundada na Espanha, no ano de 1873, fruto da colaboração entre o Servo de Deus D. Saturnino Lopes Novoa e Santa Teresa de Jesus Jornet e Ibars. Em seus 136 anos de existência a obra já se espalhou por 17 países em três continentes: Europa, América e África.


irmazinha.jpg
 O Pe. Lourenço Ferronatto, EP dos Arautos  do  Evan-
 gelho, entrega às Irmãs dos Anciãos Desamparados
 o cheque com o primeiro donativo
Atualmente as Irmãzinhas possuem 210 casas, onde são acolhidos 26.000 idosos. Seu carisma é definido como "o cuidado e assistência espiritual e material dos anciãos de ambos os sexos, preferencialmente os pobres, que sejam postos aos cuidados da Congregação".


As primeiras Irmãzinhas chegaram ao Brasil no dia 26 de junho de 1956 e se instalaram no interior de São Paulo, primeiramente em Ourinhos, depois em Lençóis Paulista e Presidente Prudente. Em 27 de janeiro de 1966 elas chegaram a São Caetano do Sul, no ABC paulista, onde fundaram o "Lar Nossa Senhora das Mercedes".


Atualmente a Casa de São Caetano do Sul está passando por inúmeras dificuldades e por essa razão a superiora, Irmãzinha Blazina Suarez, escreveu uma carta ao "Fundo Misericórdia" dos Arautos do Evangelho, pedindo ajuda e socorro financeiro para a instituição

 

Misericordia e o sentimento